Enquanto estiver deixando de fumar, se sentir que está escorregando, não entre em pânico.
Procure ajuda.

Mesmo estando muito bem preparado, há grande chance de que durante a sua jornada para parar de fumar encontre dificuldades. Você ficará louco por um cigarro e se sentirá perto de desistir. Primeiro, lembre-se de que você é suficientemente forte para superar a situação. Há muitos recursos a sua disposição para mantê-lo focado e muitas pessoas para o ajudar também.

Ter um botão de emergência pode ser importante. Significa ter algumas pessoas - sejam amigos, familiares ou alguém com quem você faz contatos regulares - que estejam cientes da sua tentativa para parar de fumar e prontas para ajudá-lo nesta caminhada. Você só precisa estabelecer um sistema no qual esta pessoa possa intervir ocasionalmente e encorajá-lo quando for preciso.

Comunique amigos próximos e familiares sobre a sua situação. Diga a eles por que você está parando de fumar e o que isto significa para você. Peça a eles para estarem prontos para ajudar quando precisar deles. Quanto mais companheiros tiver, mais pessoas poderão se contatadas.

Algumas vezes, as pessoas ao seu redor podem fazer a diferença entre um escorregão e permanecer focado, particularmente se conhecerem os fatos e estiverem devidamente preparadas.

Você só precisa de uma palavra significativa e que seja fácil de recordar. Diga para todos os seus companheiros o que ela significa e o que devem fazer quando usá-la. Pode ser qualquer palavra - talvez apenas "fissura" - o importante é que seus companheiros possam ajudá-lo a evitar um escorregão quando a ouvirem.

Um botão pode ser qualquer coisa - seu celular, sua conta de e-mail, a página do facebook ou sua boca. É simplesmente a forma como você pede ajuda.

Mostre a eles seu comprometimento [carta, gravação ou vídeo]. Eles compreenderão o que isto significa para você e saberão usá-la(o) para lhe ajudar. Se sentir vontade de fumar, eles poderão ler a carta ou reproduzir a gravação ou vídeo ou enviá-los para você com objetivo de interromper qualquer possível escorregão.

Se tiver fumado um cigarro, ainda não falhou na tentativa de parar de fumar. Ligue para um companheiro e conte o ocorrido. Discuta o fato e evite erro semelhante no futuro. Eles poderão até se sentir mais inspirados para ajudar.

Em algum momento, pode ser necessário pressionar o botão de emergência e ligar para alguns companheiros que também estão abandonando o cigarro. Se te ajudar a se manter na jornada, vale a pena.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483