Ao registrar seu comprometimento em parar de fumar, você poderá dar a você mesmo aquela motivação extra para manter a sua promessa.

Acreditamos que uma das coisas mais importantes que você possa fazer ao decidir parar de fumar, é registrar a promessa para você mesmo. Isto pode lhe dar uma maior chance de se manter firme no plano. Fazer anotações frequentemente propicia o acontecimento delas, porque deixam de ser simples ideias e se tornam lembretes, um registro e uma representação física da sua decisão de transformar um desejo em realidade. Mesmo se você realmente acreditar que quer parar de fumar, esta crença pode não se tornar um plano se não for articulada.

Você também estará altamente comprometido quando sua decisão atingir um ápice, quando tiver tido tempo de pensar sobre tudo claramente e estiver bem seguro da decisão tomada. Se em algum momento sentir necessidade de fumar, poderá consultar a mensagem que escreveu para você mesmo e se lembrar do quão forte pode ser. Assim sendo, sua promessa escrita pode ser um dos melhores recursos para mantê-lo livre do cigarro.

O modo óbvio de documentar sua mensagem é escrevê-la num papel. É rápido e fácil de fazer, simples de ler no futuro e é um documento sólido, que você pode levar para todos os lugares. Contudo, há outras formas de registrar a sua promessa, que podem ser igualmente estimulantes.

Um vídeo pode ser mais pessoal do que uma carta, e o fará recordar como se encontrava no seu momento mais forte.

Gravar uma mensagem de áudio também pode funcionar. Se ajudar, primeiro escreva a mensagem, depois leia-a em voz alta e grave-a para reproduzi-la mais tarde.

Quando estiver feliz com sua promessa gravada, você decidirá como usá-la. Pode mantê-la privativa, voltar a ela sempre que desejar e usá-la para se manter na linha, recordando-se do que está fazendo e porque está fazendo isto. Alternativamente, se desejar uma pequena ajuda extra, mostre aos seus amigos e dê até mesmo cópias da sua carta/vídeo/gravação para eles. Desta forma, se você estiver lutando, eles o ajudarão a se lembrar da sua promessa apresentando-a a você quando for necessário. Se se sentir bem, torne-a pública.

Para muitas pessoas que estão tentando parar de fumar, a criação de blogs para documentar promessas tem ajudado muito. Assim, você também terá contato com outros fumantes que estão tentando parar de fumar.

Publique sua promessa no facebook ou twitter. Se ajudar, comece um novo grupo para dar mais ênfase a sua mensagem. Você poderá receber apoio inesperado.

Se você não se importar que sua promessa se torne pública, divulgue o vídeo ou gravação de audio na sua página do facebook ou twitter. Por ser pública, será mais difícil de quebrar a promessa.

Quando você tiver prometido a você mesmo que irá parar de fumar, registrar a promessa poderá ajudá-lo
a mantê-la.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483