Não tem problema escorregar durante a jornada. Se acontecer, não se preocupe demais, há muitas maneiras de retomar o caminho.

Se você tiver fumado um ou dois cigarros, ou até mesmo voltado a fumar novamente, não seja duro demais com você mesmo. Muitos ex-fumantes fizeram diversas tentativas para parar de fumar antes de terem sucesso. Assim sendo, não se preocupe. Um escorregão aqui e outro ali, não significa que tenha falhado. Basta persistir que você atingirá seu objetivo. Leia as dicas para você retomar o seu caminho.

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Se tiver fumado um ou dois cigarros, então esforce-se para não fumar mais nenhum! Livre-se dos cigarros e do isqueiro ou fósforos e, se possível, escape de situações que o levem a fumar. Sua tentativa para parar de fumar não acabou e não pôs a perder, necessariamente, todos os benefícios para o seu corpo desde que parou de fumar. O importante é aprender o que o levou a fumar e então desenvolver modos de lidar com situações difíceis como, por exemplo, ir a festas ou durante as pausas para o cafezinho.

O mais importante de tudo: não se maltrate por isto. Celebre as dúzias de cigarros que não fumou desde que parou de fumar, em vez de ficar lembrando de um ou dois que fumou. Cada cigarro que você não fuma é uma pequena vitória.

Se você fumou alguns cigarros, descubra o que o levou a fazer isto. Foi uma ida ao bar com os amigos ou uma situação de estresse que levou você a fumar? Aprenda pela experiência, ao invés de sentir-se mal, e provavelmente suas chances de escorregar serão menores.

Um simples exercício respiratório pode ajudá-lo a manter a calma, e há muitas outras coisas que você pode fazer para se ajudar na administração da vontade aguda de fumar, como mentalmente ensaiar como lidará com a situação da próxima vez.

Se você estiver usando produtos à base de Nicotina Terapêutica, verifique se a concentração é a adequada, se está seguindo as instruções de uso corretamente, e assegure-se de que o produto escolhido esteja sempre à mão para as situações difíceis no futuro.

Se você tiver voltado a fumar de vez, pare um pouco para pensar. Quando estiver decidido a parar de fumar outra vez, escolha uma nova data. Prepare-se para abandonar o cigarro novamente e lembre-se das suas motivações. Pense também na melhor forma de parar para você.

Depois, observe o quanto obteve de sucesso ao evitar uma tentação e na situação que o levou a escorregar. Anote as lições positivas que tirou destas experiências e mantenha-as na mente até a sua próxima data para parar de fumar. Lembre-se que quanto mais você tenta, mais chances tem de sucesso!

Se escorregar na sua jornada, não entre em pânico. Levante-se, aprenda a lição e continue avançando.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483