Se você conhecer alguém que esteja tentando parar de fumar, por que não ajudá-lo? Há algumas coisas que você pode fazer que farão uma grande diferença.

Não é facil parar de fumar. Assim sendo, se você conhecer alguém que esteja tentando parar de fumar, esta pessoa poderia se beneficiar com seu apoio. Se você é um ex-fumante que conseguiu parar de fumar, terá experiência de primeira-mão e potencialmente algumas boas dicas. Mesmo se você não tiver experiência em parar de fumar, poderá dar o apoio muito necessário ao seu amigo que tenta parar de fumar. Veja algumas dicas.

É bom se informar sobre o tabagismo e sobre como parar de fumar. Quanto mais souber sobre o assunto, mais preparado estará para ajudá-lo nos problemas que possa ter ao longo do caminho. Há muita informação neste site sobre como o tabagismo e sua interrupção afetam o corpo, a mente, as finanças, a família e os amigos.

Cada pessoa começa a jornada para parar de fumar por razões individuais. Assim sendo, é bom compreender suas atitudes específicas para parar de fumar, suas expectativas e preocupações. Se souber como e por que está tentando deixar o cigarro para trás, saberá ajudá-la a se manter firme no seu propósito durante a jornada.

Algumas pessoas acham estimulante gravar uma promessa para elas mesmas no início da jornada para parar de fumar. Se estiver ajudando alguém neste sentido, oferecer sua assistência na gravação da mensagem é um bom jeito de dar partida com o pé direito. Ajude a redigir a carta, a identificar por que esta atitude foi tomada e a definir como fazê-la acontecer. Você pode até mesmo filmar a promessa, tendo em vista que mais tarde possa ser útil, quando sentirem dificuldade e necessidade de motivação extra.

É fácil subestimar a importância do encorajamento quando se trata de parar de fumar. Poderá se ver tentado a dizer ao fumante para cair fora ou fazer com que se sinta culpado sobre o hábito, mas isto seria um erro. Ninguém gosta de ser acusado de estar fazendo o que não deveria, especialmente se já sabe disso. Por outro lado, ao sentir-se positiva e encorajada, a pessoa que deseja parar de fumar, pode ter o estímulo que necessita para alcançar o sucesso. Relembre-a dos múltiplos benefícios que terá ao parar de fumar e mantenha-se positivo!

Ter alguma coisa para manter a sua mente longe do desejo intenso de fumar pode ser muito eficaz. O simples ato de conversar, ou mostrar algo interessante online ou em uma revista, pode fazê-los parar de sentir falta do cigarro. Exercícios de respiração profunda podem ajudá-los a relaxar e o ar fresco de um passeio ao redor do quarteirão poderá mantê-los focados.

Muitas pessoas acham que descobrir um novo estilo de vida, mais consciente em termos de saúde, os ajuda a ficar sem cigarro. Por que não escolher um novo esporte junto com eles, ou simplesmente encorajá-los a começar a fazer caminhadas ou ir à ginástica? Se fizer isto na companhia deles, estará ajudando-os a parar de fumar e você também poderá se sentir melhor e ficar com um melhor visual.

Se passar o tempo no bar significa maior probabilidade de fumar, provavelmente será uma boa ideia encontrar um passatempo alternativo. Você poderia ajudá-los sugerindo algum outro lugar para passar o tempo. Leve-os ao cinema, vá assistir um show, saia para jantar ou vá até a casa deles e fique por lá.

Fumar um cigarro não é um fracasso. Parar de fumar é uma jornada, não um evento. É importante estar preparado para escorregões e oferecer apoio e encorajamento ainda maior. Já sabem que não deveriam ter fumado aquele cigarro. Assim sendo, é desnecessário falar sobre isso. Relembre-os de que uma queda não é motivo para desistir e voltar a fumar. É um contratempo menor, e devem se concentrar no ponto já atingido e continuarem. Converse sobre o motivo de estarem parando de fumar. Se ajudar, apresente a promessa feita e estabeleça como retomarem o caminho juntos.

É importante celebrar as pequenas vitórias aqui e ali. Convide-os para jantar se ficarem uma semana sem fumar. Depois de um mês, leve-os para passar um dia num spa ou ao jogo de futebol. É muito positivo encorajá-los, e isto pode até mesmo propiciar motivação extra porque saberão quanto você se importa com o sucesso deles.

Se você é um fumante, não há oportunidade melhor para parar de fumar do que fazer isto junto com seu amigo. Você poderá compartilhar apoio e compreensão, assim como dicas e conselhos, e ambos poderão se sentir motivados através de suas jornadas individuais.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483