Pode não ser fácil parar de fumar, mas vale a pena. Com concentração e equilíbrio você consegue.

Você pode pensar em parar de fumar da mesma forma como aprender algo novo como, por exemplo, andar de bicicleta. Você simplesmente não montou na bicicleta e saiu correndo pela rua da primeira vez.

Alguém teve que ensiná-lo como funcionava e o que fazer para manter o equilíbrio. Da primeira vez você pode ter tido ajuda através das rodinhas para treinamento. Precisou de uma bicicleta no tamanho, forma e design apropriado a você. Foi necessário praticar. Você aprendeu a se equilibrar e a conduzir a bicicleta depois de muita prática.

E com certeza você provavelmente caiu algumas vezes. As quedas foram parte do processo de aprendizagem e todas as vezes que caiu, você aprendeu um pouquinho mais. A mesma coisa acontece ao parar de fumar: quanto mais você tentar, mais aprenderá o que o ajudará no caminho do sucesso.

Para começar, pode ser que você precise de ajuda e apoio extra. Pode ser que ache útil conversar com pessoas que já pararam ou que já tentaram parar de fumar. Eles poderão lhe contar o que funcionou com eles e dar alguns conselhos.

Assim como ao aprender a andar de bicicleta, uma queda não o torna um fracassado. De certa forma, parar de fumar é simplesmente aprender algo novo: como ser um não-fumante. Seja paciente com você mesmo e estará a caminho do sucesso.

Parar de fumar é como aprender a andar de bicicleta. Demanda prática e concentração enquanto você está aprendendo, mas com o tempo ficará feliz de ter se esforçado.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483