Se você está pensando em ter filhos no futuro próximo, parar de fumar é uma grande ideia. Veja porquê.

Parar de fumar é uma boa ideia para qualquer pessoa, mas se pretende ter filhos em breve, então há mais razão ainda para ficar sem cigarro. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, uma em cada dez grávidas fuma.

Parar de fumar antes da gravidez é uma ideia muito melhor - você poderá gozar de uma gestação e um parto mais saudável, e seu filho ou filha estará bem melhor também.

Se você parar de fumar, notará muitos benefícios relativos à saúde quase imediatamente*.

• Você pode ter menos complicações durante o período da gravidez e no parto.
• Você poderá ter um parto mais tranquilo pois o tabagismo é um dos fatores que podem afetar o modo como as mulheres passam pelo trabalho de parto.
• O seu bebê superará melhor as complicações.
• O seu bebê provavelmente terá mais chances de nascer no tempo correto, ao invés de prematuramente.
• Seu bebê terá menos chance de nascer abaixo do peso.

*Referência: http://www.nhs.uk/Planners/pregnancycareplanner/Pages/Smoking.aspx

Se você deseja ter filhos no futuro próximo, quanto mais cedo parar de fumar, melhor. Você começará a gozar de benefícios na saúde e se dará a chance de estar fisicamente preparada para engravidar. Além disso, poderá se concentrar na gestação ao invés de ficar se preocupando com o parar de fumar simultaneamente.

Parar de fumar não é sempre fácil, mas os benefícios que você vai sentir quando estiver livre do cigarro podem lhe dar uma motivação extra para ser bem-sucedido. Veja algumas coisas que podem ajudar:

Promessa - Registrar o seu comprometimento em parar de fumar pode ser importante, e agora você estará prometendo a mais alguém também, então a motivação será maior.

Converse com o seu médico. Ele poderá sugerir um tratamento que ajude ou lhe dar algum conselho sobre parar de fumar como a terapia de reposição de nicotina antes mesmo de você engravidar.
Fique longe de fumantes - Isto é importante porque pode ajudar a evitar o desejo intenso de fumar ou situações nas quais você é levado a fumar. Isso também significa que quando você engravidar, o seu bebê não ficará exposto à fumaça do cigarro.
Peça aos seus amigos e familiares para ajudarem - eles podem fazer uma grande diferença na sua tentativa para parar de fumar.

Parar de fumar antes de engravidar pode beneficiar muito tanto você quanto o novo integrante da família que está a caminho.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483