Adquirir um bom hábito em substituição ao cigarro significa que você estará fazendo duas mudanças ao mesmo tempo e pode até mesmo ajudá-lo a parar de fumar.

Parar de fumar pode ser difícil, mas tente não pensar em parar de fumar como desistir de algo. Pelo contrário, você está começando algo positivo e entrando num período emocionante da sua vida. Talvez ajude substituir o cigarro por algo que seja melhor para você, que o faça se concentrar, e o ajude a realizar a grande mudança para melhor na qual está se empenhando. Ao mesmo tempo, libertando-se de algo negativo, agregará ainda mais valor a sua decisão de parar de fumar.

O desenvolvimento de um novo hábito pode ser realmente simples. Pode ser simples como beber mais líquido ao longo do dia. Ao ingerir bastante água, você se manterá hidratado, melhorará a pele e também sentirá saciedade, de modo que também não sentirá fome. É um hábito ideal porque é fácil, barato (ou até mesmo grátis) e excelente para melhorar a sua saúde. Se desejar adicionar algum sabor, tome um chá verde ou de ervas.

A maioria das pessoas pode melhorar um pouco a dieta, então por que não usar o abandono do cigarro como uma desculpa para fazê-lo? Comer pedaços de frutas ou cenoura e tirinhas de aipo durante o dia é uma opção muito mais saudável do que comer biscoitos e propiciará muita energia, vitaminas e minerais. Comer nozes e sementes no lanche é ótimo para a saúde também, e é algo que mantem suas mãos ocupadas, ao mesmo tempo que aplaca a fome. Você também pode melhorar o que come nas principais refeições - compre um novo livro de receitas e pratique algumas, planeje-se para incluir mais frutas e vegetais frescos nas compras semanais e tente aderir ao hábito de comer os tipos de alimentos corretos sempre que possível.

A maioria das pessoas sabe que o exercício faz bem para o corpo. Pode ajudar na perda de peso, fazer você viver mais e até mesmo prevenir doenças. Já ficou provado também, que melhora a capacidade mental. À medida que a sua saúde melhora pelo abandono do cigarro, tudo ficará mais fácil e divertido. Tente caminhar ou correr por apenas 30 minutos algumas vezes por semana. Faça natação ou surf, ou junte-se a uma equipe. Não importa o esporte escolhido, pois qualquer um será num excelente hábito.

Seja qual for o hábito escolhido para substituir o cigarro, pense nele como algo que representa o grande passo que você está dando. Assim como o cigarro foi uma grande parte da sua velha pessoa, seu novo hábito pode ser uma importante parte da sua nova pessoa. Pense na enorme mudança positiva que você decidiu fazer e desfrute dos benefícios de torná-la realidade.

Trocar o hábito de fumar por um bom hábito significa fazer duas mudanças positivas ao mesmo tempo, e pode ajudar na concentração de esforços.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483