Fotografia de uma mulher segurando um tablet e sorrindo. Esta mulher veste uma blusa laranja e está sentada em um sofá que está de frente para uma janela aberta.

Adquirir um bom hábito em substituição ao cigarro significa que você estará fazendo duas mudanças ao mesmo tempo e pode até mesmo ajudá-lo a parar de fumar.

Parar de fumar pode ser difícil, mas tente não pensar em parar de fumar como desistir de algo. Pelo contrário, você está começando algo positivo e entrando num período emocionante da sua vida. Talvez ajude substituir o cigarro por algo que seja melhor para você, que o faça se concentrar, e o ajude a realizar a grande mudança para melhor na qual está se empenhando. Ao mesmo tempo, libertando-se de algo negativo, agregará ainda mais valor a sua decisão de parar de fumar.

O desenvolvimento de um novo hábito pode ser realmente simples. Pode ser simples como beber mais líquido ao longo do dia. Ao ingerir bastante água, você se manterá hidratado, melhorará a pele e também sentirá saciedade, de modo que também não sentirá fome. É um hábito ideal porque é fácil, barato (ou até mesmo grátis) e excelente para melhorar a sua saúde. Se desejar adicionar algum sabor, tome um chá verde ou de ervas.

A maioria das pessoas pode melhorar um pouco a dieta, então por que não usar o abandono do cigarro como uma desculpa para fazê-lo? Comer pedaços de frutas ou cenoura e tirinhas de aipo durante o dia é uma opção muito mais saudável do que comer biscoitos e propiciará muita energia, vitaminas e minerais. Comer nozes e sementes no lanche é ótimo para a saúde também, e é algo que mantem suas mãos ocupadas, ao mesmo tempo que aplaca a fome. Você também pode melhorar o que come nas principais refeições - compre um novo livro de receitas e pratique algumas, planeje-se para incluir mais frutas e vegetais frescos nas compras semanais e tente aderir ao hábito de comer os tipos de alimentos corretos sempre que possível.

A maioria das pessoas sabe que o exercício faz bem para o corpo. Pode ajudar na perda de peso, fazer você viver mais e até mesmo prevenir doenças. Já ficou provado também, que melhora a capacidade mental. À medida que a sua saúde melhora pelo abandono do cigarro, tudo ficará mais fácil e divertido. Tente caminhar ou correr por apenas 30 minutos algumas vezes por semana. Faça natação ou surf, ou junte-se a uma equipe. Não importa o esporte escolhido, pois qualquer um será num excelente hábito.

Seja qual for o hábito escolhido para substituir o cigarro, pense nele como algo que representa o grande passo que você está dando. Assim como o cigarro foi uma grande parte da sua velha pessoa, seu novo hábito pode ser uma importante parte da sua nova pessoa. Pense na enorme mudança positiva que você decidiu fazer e desfrute dos benefícios de torná-la realidade.

Trocar o hábito de fumar por um bom hábito significa fazer duas mudanças positivas ao mesmo tempo, e pode ajudar na concentração de esforços.