Há prós e contras quando se para de fumar por conta própria ou com um ou dois amigos.
O que é melhor para você?

Se você fuma, é provável que conheça alguém que também fume. Por que não perguntar se gostaria de parar de fumar junto com você? Se já tentou parar de fumar sozinho no passado, iniciar uma jornada para parar de fumar junto com um amigo, que compartilhe os mesmos objetivos, pode ser a resposta que está procurando. Você pode até mesmo fazer isto como parte de um grupo maior.

Talvez você queira parar de fumar sozinho. Isto também funciona. As pessoas são diferentes umas das outras, e pode ser que uma abordagem mais pessoal seja o melhor caminho para o seu sucesso no abandono ao tabagismo.

Obviamente há prós e contras quando se para de fumar sozinho. Não há resposta "certa" quando se deseja parar de fumar. É uma questão de decidir o que funciona melhor com você. Se o apoio de um amigo o ajudar a parar de fumar, ótimo. Se preferir concentrar-se para chegar lá sozinho, há outros tipos de apoio disponíveis. Veja os benefícios de cada estratégia.

• Basicamente, só você pode fazer você parar de fumar. Tem que ser um desejo seu, e terá que trabalhar duro para conseguir, seja com um amigo ou não. É a batalha que você tem que vencer.
• Parar de fumar sozinho significa que pode fazê-lo do seu jeito. Se evitar uma ida ao bar, correr ou ler representarem ajuda, você poderá fazer isto onde quer que esteja e sempre que desejar.
• Você pode se concentrar em você mesmo. Não é egoísmo querer ter certeza de que a sua jornada é segura antes de se preocupar com outras pessoas, e você não terá de dar apoio a um amigo se estiver por conta própria. Você também não será afetado pelos escorregões de outras pessoas.
• Você terá mais chances se estiver cercado por amigos não fumantes. Eles podem ser melhores influências do que outros amigos que estão tentando parar de fumar, porque você não irá automaticamente associá-los ao cigarro.
• Você não ficará dependente de apenas uma pessoa para apoio. Qualquer um dos seus amigos ou familiares são companheiros em potencial para você parar de fumar, então seria bom manter suas opções em aberto em vez de confiar apenas em um companheiro que também está tentando parar de fumar.

• Se começar uma jornada para parar de fumar junto com outra pessoa, terá apoio contínuo de alguém com os mesmos objetivos. Assim, não se sentirá sozinho.
• Eles compreenderão o que você está passando mais do que qualquer outro amigo não-fumante, de modo que talvez possam dar melhor apoio nos momentos necessários.
• Você pode trocar dicas. Se algo lhe ajudou de verdade num momento difícil, poderá compartilhar a experiência com seus companheiros para ajudá-los e vice-versa.
• Um pode distrair o outro. Com um grupo e mais pessoas disponíveis, suas possibilidades de distração provavelmente aumentarão. Poderão se manter motivados a permanecerem ativos.
• Seus outros amigos, fumantes ou não, podem prestar mais atenção e dar mais suporte se há mais de um no grupo tentando se libertar do cigarro, o que poderá motivá-lo ainda mais a ter sucesso.
• Você estará ajudando alguém a ficar livre do cigarro junto com você, o que poderá motivá-lo ainda mais a ter sucesso.
• Pode significar uma chance maior de se manter sem fumar. Se parar de fumar sozinho e continuar a estar com amigos que fumam, poderia ser tentador voltar ao cigarro, enquanto que se eles também pararem de fumar, no futuro pode haver uma ajuda mútua no sentido de evitar a tentação.

Não importa sua abordagem para parar de fumar - sozinho ou com um amigo - o importante é que o que fizer, funcione, e você continue tentando, mesmo se escorregar.

Se decidir parar de fumar sozinho, há vários tipos de apoio disponíveis, seja ligar para seus amigos e familiares solicitando ajuda, encontrar dicas e conselhos neste site, ou falar com outros ex-fumantes online.

Se você se lançar num esforço em grupo para derrubar o hábito de fumar, poderá decidir usar muitas estratégias. No entanto, o tratamento que mais ajudará você nas crises de abstinência será provavelmente diferente. Assim, pense sobre o que funciona com você. Há algumas opções de produtos NiQuitin a serem consideradas para encontrar a que melhor se adapte a você.

¹1.Shiffman S.GorslineJ. GorodetskyCW. Efficacyofover-the-counternicotinepatch. NicotineandTobaccoResearch.2002. 4: 477-483