Quando se trata de parar de fumar, todo mundo é diferente. Mas há algumas estatísticas interessantes relativas ao tabagismo e ao processo de parar de fumar.

A decisão de parar de fumar pode ser difícil de se tomar. Você pode não saber o que esperar e pode se sentir sozinho durante a jornada. Os hábitos de fumar diferem de uma pessoa para outra e sua jornada será única, mas você pode ter interesse sobre como outros fumantes se sairam. Veja a seguir alguns números relativos às jornadas de outras pessoas que deixaram de fumar. Mas lembre-se, a sua jornada para parar de fumar é de sua responsabilidade. Não importa se você não faz parte das estatísticas do fumante médio ou não. O importante é deixar o cigarro para trás.

O fumante médio gasta cerca de R$ 1.256,00 por ano em cigarros.

Pesquisa de Hábitos e Atitutes da Synovate. Ano 2009.

Dados Importantes*

Imagem de um círculo cinza de contorno branco e escrito em azul dentro dele, que em média, os fumantes fumam o primeiro cigarro aos 16 anos

Isto significa, por exemplo, que se você tenta parar de fumar por volta dos trinta e poucos anos, possivelmente terá desenvolvido um forte hábito, que pode ser difícil de vencer. Provavelmente, a decisão de começar a fumar naquela época não foi tão difícil quanto a de parar agora, mas o esforço valerá a pena.

Imagem de um círculo branco e escrito dele em azul, que em média, um fumante fuma 17,4 vezes por dia.

Certamente algumas pessoas fumam menos e outras, mais. O número de cigarros que você fuma não afeta o tempo que levará para parar de fumar. NiQuitin oferece uma gama de produtos com base nos hábitos de fumar dos indivíduos.

Imagem de um círculo branco e escrito dele em azul, que o fumante médio fuma por 22 anos e meio

Se você gastou este tempo com cigarros durante a sua vida, talvez seja desencorajador ficar sem ele. Fique firme, com a atitude correta e muito apoio, você consegue. Pense nos anos que você poderá viver sem cigarro e muito mais saudável.

Imagem de um círculo cinza de contorno branco e escrito em azul dentro dele, que em somente 26% dos fumantes nunca tentou parar de fumar

Portanto, você não está sozinho em relação ao desejo de se livrar do cigarro. Só precisa encontrar o método que se adapte melhor a você.

Imagem de dois círculos cinza de contorno branco e escrito em azul dentro deles que, 3 em cada 4 fumantes já tentaram parar de fumar pelo menos 1 vez e que 39% dos fumantes já tentou parar de fumar mais de 2 vezes.

Estes números parecem assustadores, mas não se preocupe. Cada vez que você tenta parar de fumar, aprende como ser mais bem sucedido da próxima vez. Pense sobre o que o prendeu da última vez e como poderá superar aquele obstáculo quando atingí-lo novamente.

Imagem de um círculo cinza de contorno branco e escrito em azul dentro dele que média fumantes gastam 1 mês planejando parar de fumar enquanto 1/3 não faz planejamento

Se você é do tipo proativo, comece uma tentativa de parar de fumar imediatamente! Caso contrário, talvez seja melhor para você planejar uma data e ter um tempo para se preparar mentalmente.

Isso pode significar que este seja o período mais difícil. Algumas pessoas param por aqui, mas é importante lembrar que um escorregão não significa que você fracassou. Você já chegou até aqui, então levante-se e prossiga.

*Pesquisa de Hábitos e Atitutes da Synovate. Ano 2009.

Sua jornada será única. Se ela será bem sucedida e o tempo que você levará para estar livre do cigarro depende principalmente de você. Seja a sua primeira tentativa ou a décima, lembre-se de que parar de fumar é uma jornada, e não um evento. Então, mesmo que tenha ficado sem fumar por um ano, é importante permancer atento. Se você ficar longe do cigarro para sempre, valerá a pena.

A sua jornada para parar de fumar é de sua responsabilidade. Não importa se você não faz parte das estatísticas do fumante médio ou não. O importante é que deixe o cigarro para trás.